domingo, 2 de agosto de 2009

A prancha certa.




Quando vamos encomendar uma prancha nova, geralmente surgem várias dúvidas e incertezas principalmente os surfistas iniciantes que por desconhecer completamente sobre o equipamento ou até mesmo de como se surfa de verdade não saberão dizer o que precisam.

Mas tem alguns que já pegam onda a algum tempo e que também não sabem ao certo o que seria melhor pra manter ou aperfeiçoar sua próxima prancha, vários trazem uma cola com medidas de largura do meio e espessura da prancha que muitas vezes não vão ajuda-lo mas atrapalhar sua trajetória em busca da evolução pois muitas destas medidas vem de revistas ou de amigos que nem sempre sabem exatamente do que seu amigo precisa, cuidado.

Não pensem que esta dúvida é só de voçês pois já vi muitos surfistas até mesmo profissionais que não sabem muito como lidar com diferenças que as vezes são muito pequenas, muitas delas imperceptíveis a olho é aí que entra o shaper aquele profissional que vive pra isso, descobrir e ajustar detalhes que farão toda diferença na hora do vamos ver.

Para a maioria dos casos desde o iniciante ao pro, eles devem passar o máximo de informações tipo: peso, altura, frequência de treinos e detalhes do seu percurso na onda quando ouver apontando suas principais dificuldades. Também todos detalhes do seu equipamento atual.

Para aqueles que já possuem suas próprias medidas e se sentem bastante à vontade com elas, ótimo pois facilitará o trabalho do shaper desde que haja um consenso entre eles e onde se espera chegar.

Uma dica, experimente diversos equipamentos com características parecidas ou não, pois só usando várias pranchas é que se chega a um padrão pessoal de medidas, ficando atento na largura máxima x espessura máxima que geralmente estão escritas em baixo da prancha próximo a assinatura do shaper, nem todos as colocam, se for o caso leve a prancha até um shaper experiente que além de medir sua prancha corretamente, verá detalhes inportantes a serem corrigidos para seu próximo foguete, é que são tantas variáveis em uma prancha que muitas aparentam serem iguais mas quando " escaneadas" mostram muitas diferenças.

Não há nada melhor se seu shaper pudesse te assistir em uma sessão de surf pra ter uma noção real do que acontece pois tem surfista que afirma que quebra as ondas e muitas vezes não é verdade e outros que pensam ser atolados e até que pegam bem, por isso quando flagrados pelo olhar técnico do shaper e juiz por classificar o nível do surfista, fica mais fácil em fazer os ajustes necessários à sua próxima prancha.

Grande abraço !

Boas Ondas !!