sexta-feira, 1 de maio de 2009

Equipamento para o inverno


As ondulações de inverno geralmente vindas de sul, trazem consigo não somente ondas de tamanho maior mas com maior massa d'água, logo com maior pressão, tornando nossas pranchinhas valeteiras como se fossem " folhas de papel ". Não tem boa remada, entram atrasadas na onda e atolam até mesmo no percurso em ondas de volume.

Portanto, a prancha para estas condições requerem maior massa em primeiro lugar. Podemos aumentar o tamanho da prancha fazendo ela encaixar melhor na face da onda. Devemos procurar usar rabetas de linhas arredondadas( round pin e round )e mais estreitas completando assim um conjunto que proporcionará linha e projeção, a consequencia disto é um surf com mais estilo, manobras limpas proporcionando um arco maior em cavadas e cut-backs.

Outra coisa é a laminação, que não precisa ser muito leve pois em ondas com bastante pressão, acabam exigindo maior rigidez no equipamento que ajuda assim a passar superfícies crespas que são frequentes com ventos fortes.

Para encerrar, meu conselho é ter mais de uma prancha. Pode ser com pouca diferença de tamanho ou não, podemos apenas aumentar flutuação mas o ideal é ter o maior número possível de pranchas usando a mais apropriada para cada condição. Como não é todo mundo que tem condições de ter um quiver vou dar uns exemplos : 6'0" + 6'3" ou 6'4" outro 6'1" + 6'6" mais um 6'0" + 6'2" + 6'6" estes são apenas algumas sujestões, podendo variar conforme o gosto e necessidade pessoal de cada surfista e de cada onda a ser surfada. Estes quivers são baseados nas condições de ondas do litoral gaúcho e parcialmente o catarinense.

Abraço e boas ondas